outubro 18, 2010

Blog # 718

Este governo multiplicou o número de institutos públicos, transformando grande parte deles em albergues para ‘boys’ de estimação. Aproveitando o Orçamento de 2011, tratou agora de acabar com alguns, misturando tudo para que não se entendesse a aldrabice. A Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, herdeira do Instituto Português do Livro dos tempos de Teresa Gouveia (foi então o motor da rede de leitura pública e da única política do livro consistente que até agora tivemos), é uma delas – integrada na Biblioteca Nacional. Primeiro, os políticos retiraram poder, dinheiro e funções à DGLB; depois, tornaram-na inútil – o livro não tem a ver com a política do espetáculo ou com o parlapié dos burocratas, de efeito mais fácil, que é o que lhes interessa verdadeiramente.

***

‘Liberdade’, o mais do que falado romance de Jonathan Franzen, sai em Abril próximo na Dom Quixote; para já, no último dia de Outubro é publicado o romance anterior, ‘Correções’ – em meu entender, muito superior. Já para a lista!

***

FRASES

"O novo Orçamento do Estado é o maior saque aos contribuintes, empresas e cidadãos." Armando Esteves Pereira, ontem, no CM.

"Teixeira dos Santos foi apanhado desprevenido. Nunca pensou que o governo chegasse a Outubro." Rodrigo Moita de Deus, no blogue 31 da Armada.

Etiquetas: