julho 06, 2010

Blog # 644

Voltemos ao assunto, porque ele exige uma revolução. As “associações da cultura” andam em guerra aberta com o Ministério respetivo, a quem acusam de fazer “cortes”. O problema é que não se sabe, ao certo, quantos milhões são atribuídos pelo Ministério ao teatro, ao cinema, às artes em geral. Portanto, os cortes anunciados são uma incógnita, porque são cifras anunciadas no vazio. O que seria bom: dar conhecer, publicamente (divulgados na net), os números exatos dos apoios estatais e a que instituições – e, claro, conhecer os protocolos, as contrapartidas e os cadernos de encargos. Ou será que não existem contrapartidas? Se os cidadãos soubessem a dimensão exata dessas transferências (e em que condições são feitas) talvez pudessem formar uma opinião sobre a matéria.

***

LIVROS DO VERÃO (1). A D. Quixote fez bem: reeditou ‘Conversa na Catedral’, um clássico maravilhoso de Mário Vargas Llosa, um grande livro que deixa para trás muita da quinquilharia do “fantástico latino-americano”. Ler já.

***

FRASES

"Presumo que agora, com a moda das escutas, já é possível recusar prémios por telefone." António Manuel Venda, no blogue Delito de Opinião.

"No sábado fomos atacados por mais de 80 homens que queriam destruir tudo." Carolina Enes, empresária de atividades na praia do Tamariz. Ontem, no CM.

Etiquetas: