junho 04, 2010

Blog # 622

Muitos leitores descobriram o romance histórico com ‘A Voz dos Deuses’ (1984), que publicou apenas aos 40 anos. João Aguiar (escritor, guionista, jornalista e até libretista de ópera), ficou sempre ligado a esse título, mesmo depois da publicação de ‘O Trono do Altíssimo’ ou ‘Os Comedores de Pérolas’ – não admira. Será o grande livro de um autor que sempre tentou estabelecer uma relação com a história e o mistério de ser português. Doente há muito, João Aguiar não pôde escrever o livro que imaginou como uma ponte entre esse romance e o resto da sua obra. Mas deixou milhões de leitores felizes com os 30 títulos da série ‘O Bando dos Quatro’, adaptada à televisão. Afável, irónico, cultíssimo, monárquico, conservador, foi um cavalheiro, raro como já não há nos nossos dias.

***

Um dos livros da temporada e uma espécie de ‘manual do viajante comovido’: ‘Portugal, o Sabor da Terra’, de José Mattoso, Suzanne Daveau e Duarte Belo (Temas e Debates). Uma obra-prima de história & geografia, um livro de cabeceira.

***

FRASES

"O País vai ficar cada vez mais assimétrico e o interior cada vez mais isolado." Mário Nogueira, FENPROF, sobre o encerramento de escolas. Ontem, no CM.

"A questão é saber como, após um ataque especulativo, sobreviveremos a um ataque de vuvuzelas." Joana Carvalho Dias, no blogue Tempos e Vontades.

Etiquetas: