abril 01, 2010

Blog # 577

Hoje, quinta-feira, inicia-se o “êxodo” do fim de semana da Páscoa, traduzido numas ligeiras “férias de Primavera”. No entanto, poucos relacionarão a palavra “Páscoa” com o Êxodo bíblico, onde tem origem, correspondendo à libertação do povo judeu do Egito e à sua peregrinação pelo deserto. Cristo celebrava esta Páscoa (“Pessach”, do hebraico – passagem); o cristianismo encontrou na sua morte outro significado, sacrificial e penitente, mas concluído com a alegoria da ressurreição. Seja como for, nem uma nem outra narrativa são festejadas pela maioria dos que gozam as “férias de Primavera”, a que ainda acrescentam a dimensão comercial dos ovos de chocolate. Infelizmente, ao libertar-se da religião, a sociedade “libertou-se” também da sua dimensão histórica. Ficou mais pobre.

***

Vai de férias? Quando regressar procure ‘Alegrias e Tristezas do Trabalho’, de Alain de Botton, o ‘superstar’ da “filosofia da vida quotidiana” (edição D. Quixote). Pode não dar alegrias, mas ajuda a compreender as tristezas.

***

FRASES

"O governador do Banco de Portugal é, de facto, um caso sério nas suas previsões." António Ribeiro Ferreira, ontem, no CM.

"São perigosos os atalhos desesperantes da anti-religião." J. Adelino Maltez, no blogue Albergue Espanhol.

Etiquetas: