junho 29, 2009

Blog # 384

José Saramago lançou na semana passada o seu novo livro ‘O Caderno’ – textos quase diários do seu blogue. A matéria não é, digamos, “exclusivamente literária”, longe disso. Mas Saramago também não é “apenas literatura”, nunca o foi. Mesmo não concordando com as suas posições políticas, mesmo discordando aberta e claramente de algumas das suas opiniões, é justo que reconheçamos a vitalidade, a energia, a capacidade de trabalho de Saramago – e o seu maravilhamento diante das possibilidades da literatura. Afinal, ele é o autor de ‘Memorial do Convento’, um dos grandes livros da nossa língua, um monumento de poesia em prosa, e de ‘Manual de Pintura e Caligrafia’, uma obra infelizmente ignorada, texto de primeira grandeza. Saramago vive da palavra; é essa a sua prova de vida.

***

A Esquerda na Encruzilhada ou Fora da História?’ é o título do nova recolha de ensaios de Eduardo Lourenço – livro a publicar pela Gradiva em Julho. Uma interrogação fundamental ao coração da política, do socialismo e da esquerda.

***

FRASES

"O campo não tinha condições para receber um jogo destes." Rui Costa, sobre os incidentes violentos do Sporting-Benfica de juniores, ontem, no CM.

"O primeiro-ministro pode ter muitos defeitos, mas não é burro." Paulo Gorjão, no blogue Vox Pop.

Etiquetas: