agosto 28, 2008

Blog # 169

O senhor coordenador do Gabinete de Segurança e Criminalidade não sabe se "em termos matemáticos" há mais ou menos crimes. Vinda de quem vem, esta declaração é estranha. Mas ele tem a certeza de que os jornais prestam um mau serviço ao país noticiando casos criminais porque isso "fomenta o sentimento de insegurança das pessoas". O ideal, no fundo, seria que as pessoas que vivem em bairros inseguros fossem alvo de um 'black-out' informativo para que pudessem ser alvos de violência e de assaltos no maior dos segredos – tudo para que poupássemos as nossas elites ao conhecimento das misérias alheias. O mundo seria mais agradável. No tempo do Dr. Salazar, por exemplo, os jornais estavam impedidos de falar sobre crimes. Vemos que, afinal, havia um sentido pedagógico na Censura.

***

Leia, leia, leia – 'Uma Novela de Bairro', do catalão Francisco González Ledesma (edição O Quinto Selo): uma história policial em Barcelona com o fantástico inspector Mendéz, um velho resmungão com sonhos eróticos e péssima moral.

***

FRASES

"A competição é a doença infantil da masculinidade." Pedro Mexia, no blogue Estado Civil

"A estratégia deste Governo é igual à do antigo regime." António Cluny, do sindicato dos Magistrados do Ministério Público, ontem no CM.

Etiquetas: