agosto 23, 2010

Blog # 678

Jamie Oliver está nos nossos ecrãs com os seus programas televisivos sobre cozinha e acaba de receber o Emmy por um deles – especialmente dedicado à culinária contra a obesidade infantil. Devíamos acompanhá-lo. Oliver não é apenas o trintão britânico e histriónico que descobriu as maravilhas da cozinha italiana – ele reinventou (tal como Nigella Lawson) a forma de olharmos para a comida de todos os dias, a cozinha de nossas casas. Os ‘chefs’, na sua versão tradicional, fazem “grande arte”; mas é necessário transportar essa arte para a reinvenção permanente do quotidiano. Oliver pode irritar-nos; mas consegue-o. Às vezes com quase nada: uma erva, um sabor. Uma visita à memória. É isso a “cozinha cultural”: um apelo à memória e às tradições das avós. Tão simples.

***

LIVROS DO VERÃO (35). ‘O Fim do Alfabeto’, romance de C.S. Richardson (Presença) é um livro que não nos larga: uma visita terminal aos lugares que poderíamos ter amado durante toda a vida. Uma história comovente e bem escrita.

***

FRASES

"Fizeram tudo para que os homens não possam, mesmo que queiram, regressar à terra e às serras." F. Moita Flores, ontem, no CM.

"A maneira de pensar do PM é que toda a riqueza gerada no país é propriedade do Estado." Francisco Mendes da Silva, no blogue 31 da Armada.

Etiquetas: