agosto 20, 2010

Blog # 677

Howard Phillips Lovecraft nasceu há 120 anos em Providence (onde viveu também Edgar Allan Poe, sua principal influência), a 20 de Agosto de 1890. H.P. Lovecraft é um dos génios da chamada “literatura de terror”, ou “gótica”, representada por títulos como ‘Os Demónios de Randolph Carter’, ‘O Caso de Charles Dexter Ward’, ‘Nas Montanhas da Loucura’ – e na antologia, em quatro volumes, ‘Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft’ (edição Saída de Emergência). Terror, horror, espiritismo, demonologia, fantástico: a sua obra é uma visitação do lado mais sombrio da nossa imaginação, e que influenciou autores tão diferentes como Jorge Luís Borges ou Stephen King. Lovecraft explorou, há cerca de 100 anos, aquilo que nunca mais mudou na nossa imaginação: o desejo de invisível e de medo.

***

LIVROS DE VERÃO (34). A Dom Quixote, para assinalar o centenário da I República, relança o notável álbum de Maria Filomena Mónica, ‘A Queda da Monarquia’: 320 páginas de imagens que nos devolvem um país em transição, controverso.

***

FRASES

"Quem não sabe ler não sabe escrever. É um drama. Mas, ao contrário do país, tem solução." Sérgio de Almeida Correia, no blogue Delito de Opinião

"A estupefação é o estado de espírito mais frequente nos portugueses." João Vaz, ontem, no CM.

Etiquetas: