fevereiro 25, 2010

Blog # 553

Começou ontem, verdadeiramente, “a nossa pequena Paraty” – refiro-me às Correntes d’Escrita, na Póvoa de Varzim, que assinalam onze edições e que transformaram um pequeno encontro de autores ibero-americanos num acontecimento esperado anualmente. Pelo público que participa, pelos autores que reúne, as Correntes devem quase tudo ao interesse da Câmara da Póvoa, à organização rigorosa de Manuela Ribeiro e à insistência de Francisco Guedes. Num país que gosta de festejos que pedem dinheiro mas detesta a regularidade que exige trabalho, isto merece mais atenção. Como todos os “eventos culturais”, as Correntes também são uma pequena feira de vaidades, evidentemente. Mas com razão de ser. Num país que gasta muito com o “espetáculo”, é às Correntes que cabe defender o livro.

***

Nada como estes versos para falar de poesia: “Preciso desse vento que sopra/ de onde os deuses partiram.” É do novo livro de poemas de Nuno Júdice, ‘Guia de Conceitos Básicos’ (Dom Quixote). Uma boa maneira de terminar o Inverno.

***

FRASES

"A equipa está fresquinha, levezinha, parece uma alface." Jorge Jesus, treinador do Benfica. Ontem, no CM.

"Podia ter escolhido a literatura, mas não aprecio as virtudes formativas da pobreza." Luís M. Jorge, no blogue Vida Breve.

Etiquetas: