fevereiro 23, 2010

Blog # 551

Sabem quem é Abduljakim Izmailov? Morreu na semana passada com 93 anos – foi um dos soldados que há 65 anos ajudou a erguer a bandeira soviética no telhado do Reichstag e a agitá-la sobre os céus sujos de Berlim. A foto é famosa e constitui um ícone na história da Europa que se libertava do nazismo e se dividia em dois blocos. Curiosamente, essa foi uma das imagens que ocupou os experimentados fotógrafos e reveladores soviéticos (na altura não havia ‘photoshop’) – para eliminar um fragmento de luz no pulso de um Izmailov que subira ao telhado do Reichstag. O heroico libertador de Berlim, como os guerreiros de todas as guerras, usava um relógio que não lhe pertencia e que já fora produto do saque. A honra perdida de Izmailov foi agora revelada, no original da fotografia.

***

Dois volumes indispensáveis para o estudo e o conhecimento da nossa literatura: ‘Indícios de Oiro’, de Eugénio Lisboa, agora lançados pela Imprensa Nacional. Um rigor raro na nossa crítica e uma paixão pelo pormenor.

***

FRASES

"Os telespectadores queixam-se muito mais sobre matéria desportiva, sobretudo sobre FC Porto e Benfica." Paquete de Oliveira, provedor da RTP. Ontem, no CM.

"A tragédia que aconteceu na Madeira veio lembrar-nos o mau que é o jornalismo." Lourenço A. Cordeiro, no blog Complexidade e Contradição.

Etiquetas: