setembro 29, 2009

Blog # 449

Cerca de dez milhões de europeus podem ficar surdos se continuarem a ouvir música com o volume demasiado alto nos “fones”. Considerando que há cerca de 100 milhões de europeus que diariamente ouvem música em leitores de mp3, e que se venderam cerca de 240 milhões desses aparelhos no ano passado, os números nem são muito aterradores. De qualquer modo, a União Europeia prepara legislação sobre o assunto para obrigar os fabricantes a reduzir a os decibéis à partida e para impedir que sejamos agredidos diariamente pelo som dos outros. Por um lado, parece uma preocupação justificada; por outro, não sei, não sei: a ideia de esses 10 milhões de patetas ficarem surdos é muito atraente. Pode ser perverso e cruel (e é), mas seria uma maneira de os impedir de ouvir aquela gritaria.

***

Alberto Manguel é celebrado como ensaísta e especialista em história da leitura. Mas também romancista. A Teorema acaba de publicar ‘O Regresso’, a história de um homem que regressa à sua cidade (Buenos Aires?) 30 anos depois.

***

FRASES

"Aquilo que eu tinha de especial na GNR continuo a ter agora." Fernando Lopes, ex-militar da GNR, licenciado em teologia e agora ordenado diácono. Ontem, no CM.

"Legislativas: do mal o menos, assim pensam todos." F. Guerra, no blog O Vermelho e o Negro.

Etiquetas: