abril 06, 2009

Blog # 324

Uma das regras da democracia consiste em que ‘quem vai à guerra dá e leva’. José Sócrates pode ter de si a melhor das opiniões e considerar que são injustas muitas das críticas que lhe fazem – e até pensar que muitas delas relevam de má-fé. Mas, mesmo sendo injustas (se for o caso), essas opiniões não são criminalizáveis. Os grandes estadistas passam sobre essas coisas com superioridade. Sabem que o poder tem um preço. Que têm de resistir à vontade de usar todo o poder de que dispõem, legal ou ilegalmente – precisamente porque devem reservar espaço para o contra-ataque, ou então não há jogo, outra das essências da democracia: a tolerância. Há muitos romances sobre o assunto, e nem todos são de espionagem. A maior parte fala da solidão do poder ou de como se perde a razão.

***

Excelente história, a de ‘Montespan’, de Jean Tulé (Guerra & Paz), um regresso ao século XVII francês: ao contrário dos seus pares, o marquês de Montespan não acha graça à escolha da sua mulher para amante de Luís XIV. Muito bom.

***

FRASES

"Nem sempre se deve confiar num grande advogado que acha que se deve processar um articulista." J. Medeiros Ferreira, no blogue Bicho-Carpinteiro.

"Talvez a natureza humana e a sua felicidade sejam sempre trágicas." Joana Amaral Dias, ontem, na CM/Domingo.

Etiquetas: