novembro 27, 2008

Blog # 234

A imprensa de ontem deu conta de mais embrulhadas no "caso BPN". As ramificações alargam-se e as suspeitas aumentam. Evidentemente que se trata de suspeitas e de factos que ainda não foram provados por nenhum tribunal – mas dão uma ideia de como funciona a rede de negócios de um banco desta natureza. A mistura de dinheiro e política é explosiva, sobretudo quando o dinheiro começa a faltar e a política é um simulacro. Tudo soa a falso, desde a vigilância do Banco de Portugal até aos compromissos éticos de um conselheiro de Estado. Basta ver a lista de figuras envolvidas para perceber que o famoso "centrão" vive desta liga de interesses e de negócios. É grave quando chegamos a este patamar: o de desejar que as coisas não sejam verdade. É esse o problema do Presidente.

***

"Um Homem Muito Procurado", de John Le Carré (Dom Quixote) tem aquela marca – a do génio, uma escrita melancólica e justa. Mas sobra-lhe o desejo de fazer política por outros meios – através de um romance que tinha tudo para resultar.

***

FRASES

"Sei que o arguido não é jurista, mas é defendido por quem sabe de Direito." Procurador João Aibéo referindo-se a Bibi, ontem no CM.

Percebe-se a pressa do BE em aprovar a nova lei do divórcio: queria separar-se de Sá Fernandes." Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

Etiquetas: