abril 09, 2011

Tragicomédia e farsa

Em certa medida, o “hat-trick” de Radamel Falcao, ontem à noite (sobretudo aquele primeiro voo, magistral, diante da baliza russa), poderia fazer-nos esquecer as trapalhadas do domingo passado na sequência da conquista do título pelo FC Porto, a cinco jornadas do fim. Na verdade, a encenação daquele apagão da Luz foi tão ridícula, e a abertura do sistema de rega do relvado tão despropositado, que mais valia deixar os responsáveis deste Benfica com a sua tragicomédia particular. Mas há dois pormenores que me obrigam a voltar atrás.

O primeiro, depois sublinhado pela imprensa: ao ver que os jogadores do FC Porto tinham aproveitado os repuxos do sistema de rega para se divertirem mais um pouco, alguém mandou desligá-los. O que era a amostra de um temperamento ressentido e com jeito para partidinhas de carnaval, transformou-se num alegre retrato de gente com problemas de puberdade. Ou seja: alguém acompanhava a evolução dos acontecimentos no relvado e mandava manejar a luz e a água do estádio. São uns brincalhões.

O segundo ocorreu no dia seguinte: depois de apurados os danos e de se verificar que os adeptos do Benfica são, evidentemente, mil vezes melhores do que os dirigentes do clube, tentou-se proceder à invenção de histórias defeituosas para justificar o injustificável. Caiu por terra a tentativa – ninguém esquece a tragicomédia e ninguém vai ignorar a farsa montada em seu redor. A gargalhada aumentou de tom e ameaça tornar-se ensurdecedora de cada vez que são recordados os pormenores.

Seja como for, depois da conquista do título (que, como se sabe, tinha sido atribuído ao Benfica pela imprensa, ainda antes de a época ter começado) na Luz, ontem veio a confirmação com a goleada russa. Não só a equipa se apresentou ao melhor nível, sem mazelas nem arrogância, como tratou de – com disciplinada humildade – justificar a qualidade demonstrada ao longo de uma época que ainda não terminou. E, ao invés de floreados e ditirambos, Villas-Boas deu uma lição de cavalheirismo.

in A Bola - 9 Abril 2011

Etiquetas: