janeiro 05, 2009

Blog # 259

Hoje é o começo. Estivemos um mês à espera deste dia, o começo verdadeiro de 2009, com aulas e trabalho a sério. Pelo meio assistimos a toda a espécie de previsões e fizemos as nossas, preocupadas e desconfiadas. Também ouvimos discursos sobre como vai ser difícil o ano. Parece que vamos "entrar em recessão na economia", expressão que não quer dizer nada para os portugueses que atravessaram o último mês – e que julgaram, na sua inocência, que já estavam em recessão. O resto foi dito pelo Presidente, na sua mensagem de Ano Novo: gastamos mais do que produzimos. Significa que o aperto vai ser grande durante estes meses, com menos luxos, menos gastos, menos euforia. Os cépticos tinham razão, como sempre. O que não faz deles pessoas mais felizes: apenas estavam preparados.

***

LIVROS DO ANO (10): "Diário de um Mau Ano", no Nobel sul-africano J.M. Coetzee (D. Quixote) é sobre "a idade e a mágoa e as lágrimas das coisas", romance sobre um escritor que vê como às vezes o mundo não tem sentido nenhum. Muito bom.

***

FRASES

"Fiz em 2008 algumas coisas boas, mas não tenho testemunhas." Bruno Morgado, no blogue Hipnótico.

"As contrafacções em Portugal têm, normalmente, uma qualidade reduzida." Banco de Portugal, sobre falsificação de notas, ontem no CM.

Etiquetas: