novembro 12, 2008

Blog # 223

Há trinta anos que a escola portuguesa entrou em colapso; a breves espaços levanta a cabeça e organiza-se. Mas são apenas excepções. Por isso, o que me preocupa nas escolas não é, propriamente, o sistema de avaliação dos professores – que constitui um braço-de-ferro político e sindical. Fico mais preocupado com o que se ensina lá. Não vejo as autoridades ou os sindicatos interessados no assunto. O ideal seria que a avalização dos professores e das escolas se fizesse através de uma entidade externa, independente, que se preocupasse com a qualidade do ensino, a qualidade das condições de trabalho e de aprendizagem e com o nível desse trabalho e dos seus resultados. É uma solução muito mais "conservadora", mas é a única que pode resolver o imbróglio em que se meteu esta gente.

***

Excelente novidade para encerrar o ano editorial: sai durante este mês de Novembro o novo romance de Paulo Castilho (diplomata, autor de 'Fora de Horas' e 'Sinais Exteriores'). O título é 'Letra e Música', publicado pela Oceanos.

***

FRASES

"Se mais fizessem o mesmo, as prisões não estavam tão cheias." Vizinho de F.M., que matou o ladrão que o assaltou, ontem no CM.

"A mascote do BPN para as contas da miudagem chamava-se 'O Contas Papa-Euros'." João Villalobos, no blogue Corta-Fitas.

Etiquetas: