junho 02, 2008

Blog # 106

O pormenor não é de menosprezar: Manuela Ferreira Leite é a primeira mulher líder de um grande partido em Portugal. Não garantiu o lugar recorrendo à figura das "quotas para mulheres", que o governo transformou em lei mas não cumpre. Acho que isso irá contribuir para algumas mudanças qualitativas na forma de fazer política nos próximos tempos, sem diminuir o tom e a intensidade. Para quem se recorda das picardias e das piadas "entre homens da política", o "factor Manuela" é capaz de ajudar a mudar as coisas – e para melhor. Não por trazer um "ar maternal", que é o modo machista de abordar a chegada das mulheres à política, mas por ser provável que MFL dê atenção aos temas centrais da vida portuguesa com outra sensibilidade e mais atenção. Só isso já é um avanço notável.

***

'Os Três Seios de Novélia', de Manuel da Silva Ramos, será reeditado em Julho, com um prefácio de Óscar Lopes (D. Quixote). Vinte anos depois de ter recebido o prémio de Novelística Almeida Garrett, o livro escândalo regressa. Boa.

***

FRASES

"...Os problemas das pessoas e das famílias, sem a qual a política se torna intolerável." Manuela Ferreira Leite, ontem no CM.

"Tenho exactamente 90 molas de roupa. Estive a contá-las ontem." Isabela, no blogue O Mundo Perfeito.

Etiquetas: