maio 27, 2008

Blog # 102

Alfredo Saramago era um homem sábio. Culto e sábio. Historiador, gastrónomo, cozinheiro notável, enófilo – e também um excelente divulgador, que é uma característica que às vezes falta às pessoas cultas. Morreu no domingo, aos setenta anos. Escuso de dizer como gostei de trabalhar e de almoçar e de beber com Alfredo Saramago – mas não posso evitar lembrar como era maravilhoso ouvi-lo falar sobre os temas que amava, e que iam da história à música, da gastronomia à tauromaquia ou à literatura. Conheci-o há muitos anos, em Évora, numa roda de conversadores que vivia na província, na fantástica e nobre província de outrora, e fiquei preso àquela ironia que só os grandes homens podem dar-se ao luxo de conservar diante da passagem do tempo e dos idiotas que andam no poder.

***

O que eu recomendo a todos os fanáticos da internet e do 'mundo digital': a leitura de 'O Culto do Amadorismo' (Guerra e Paz), que leva em subtítulo este aviso – 'Como a Internet está a matar a nossa cultura e a assaltar a economia'.

***

FRASES

"É muito difícil, para não dizer impossível, escrever enquanto se está a ouvir o Rui Santos." Maradona, no blogue A Causa Foi Modificada.

"Não podeis servir a Deus e ao dinheiro." Albino Cleto, bispo de Coimbra, ontem no CM.

Etiquetas: